sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Notícias

Propostas de Políticas Públicas para a Juventude
Nessa quinta-feira (28), às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, estarão reunidos representantes do poder público municipal e demais representantes de entidades civis de Jequié quando serão sistematizadas propostas de políticas públicas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva e prevenção à AIDS no município, discutidas e definidas em reunião anterior, visando à apresentação formal aos candidatos ao cargo eletivo do poder executivo municipal de Jequié em 2008.
Clique no link abaixo para saber mais
http://www.prefeituradejequie.com.br/ver.php?manchete=506

sábado, 9 de agosto de 2008

Como podemos evitar uma gravidez?!!!

Não tendo relações sexuais é claro.
Calma, mas se você não resiste as tentações do momento o jeito é conhecer os métodos contraceptivos. Procure seu médico e peça orientações de qual método é mais aconselhavel para você.
Assista os vídeos sugeridos e visite os sites abaixo para conhecer alguns métodos:
1. http://www.afh.bio.br/reprod/reprod8.asp
2. http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4803&LibCatID=5&fromhome=yes
3. http://www.metodoscontraceptivos.com/
4. http://www.infoescola.com/sexualidade/metodos-anticoncepcionais/
5. http://www.terra.com.br/saude/infograficos/contraceptivos/index.htm
6. http://www.gineco.com.br/segura.htm

sábado, 2 de agosto de 2008

De garotinha a mãe num pulo só

Na enquete encerrada dia 30 de julho constatamos que o "ficar, rolando sexo" é a preferência dos adolescentes de hoje, assim como "ficar para passar tempo" . Vamos ver o que o psiquiatra e psicodramatista Içami Tiba escreveu a respeito.
Na era do "ficar", o ritual do cortejo tem sido abreviado ao máximo e os adolescentes muitas vezes embarcam em atividades eróticas com desembaraço. A falta de maturidade os leva a se exporem a situações arriscadas, que podem trazer consequências sérias para eles próprios e suas famílias. Mas, quem carrega a gravidez dentro de si é a garota.
A menina vira mulher, isto é, adquire a capacidade de engravidar em dois a quatro anos, e o menino com 13 anos já pode ser fértil antes mesmo do estirão.
O carinho, que antes tinha um significado afetivo, agora ganha o conteúdo sexual, regido pelos hormônios sexuais.
Assim o "ficar" é uma manifestação mais sexual que afetiva. Se os "ficantes" se permitirem seguir somente o curso biológico das manifestações de carinho, chegarão à relação sexual e consequente possibilidade de gravidez, já que são férteis.
Conclusão: até para "ficar" é preciso ter preparo e cuidado para não engravidar. A gravidez precoce é um sucesso biológico e um fracasso psicológico e social.

Técnica: EXPRESSÕES DE PRESSÃO

Objetivos: Praticar formas de dizer "não" às pressões relacionadas à vida sexual; refletir e vivenciar o papel que as pressões exercem sobre as pessoas.
Material: Cartões com indicações de frases de pressão.
Ex.: 1. Todo mundo faz.
2. Se você realmente me ama, então prove, fazendo amor comigo.
3. Se você fosse homem, não daria mole para essa menina. Você quer que todo mundo pense que você é frouxo?
4. Todos os rapazes querem transar comigo, mas eu só quero com você. Por que você não quer? Você é bicha?
5. Você já transou com vários rapazes. Por que não quer transar comigo?
Desenvolvimento:
a. O facilitador pede cinco duplas de voluntários para criar e representar cenas curtas que expressem uma frase de pressão, ou seja, uma frase com o intuito de induzir a pessoa a realizar algo contra a sua vontade.
b. Explicar as duplas que as cenas criadas devem ser flashes de situações em que alguém exerce pressão com o intuito de ter relações sexuais e o parceiro tenta resistir com argumentos.
c. O facilitador dá para os participantes da dupla o cartão com a frase de pressão que ele deve utilizar durante a representação.
d. Após as cinco apresentações, o facilitador pede a repetição de cada uma delas, desta vez, assumindo a direção da cena, interrompendo quando necessário para fazer os comentários.
e. Solicitar ao grupo que assiste que comente os seguintes pontos após cada cena:
  • A resposta dada à pressão foi realmente eficaz?
  • É mais comum as moças ou os rapazes utilizarem frases de pressão? Por quê?
  • Os rapazes também devem resistir às pressões?
  • como cada um se sente, na realidade, ao ser assediado?

f. Plenário - analisr com o grupo a melhor forma de resistir a pressões de qualquer tipo, quando não existe o desejo de corresponder ao que é solicitado.

COMENTÁRIO: Os adolescente necessitam se dar conta de como a sociedade faz pressões e apelos à sexualidade e da influência que o grupo exerce sobre suas decisões. quando reage à pressão do grupo, o jovem está sujeito a represália, como ser rejeitado, excluido, malvisto etc.

O facilitador precisa trabalhar com os adolescentes o fato da sexualidade ser própria de cada indivíduo, cabendo somente a ele decidir quando e como exercê-la.

Serrão, Margarida & Baleeiro, Mª Clarice - Aprendendo a Ser e a Conviver.

Preocupações na adolescência

Os adolescente apresentam algumas preocupações quanto a sua sexualidade entre elas:
o Menstruação.
o Início da atividade sexual.
o Virgindade.
o Métodos contraceptivos.
o Aborto e gravidez indesejada.
Iniciamos a nossa oficina do dia 30 de agosto falando sobre estas preocupações, aproveitamos para sabermos um pouco sobre as expectativas dos adolescentes quanto ao seu futuro. Fiquei muito feliz com as respostas dos adolescentes presentes, os mesmos demonstraram uma certa responsabilidade, em nenhum momento eles falaram em curtição, namorar, mas, em ficar sim, etc., ao contrário estão muito preocupados com os estudos, pensam em fazer uma faculdade, se formar e daí poderem constituir uma família.
Observando o resultado da enquete "Os adolescentes de hoje preferem..." aplicamos a Técnica Expressões de Pressão, que foi descrita anteriormente.